Manter a limpeza predial dentro dos padrões não é uma tarefa fácil. Pois a movimentação do ambiente reforça o acúmulo de sujeira no ambiente. Ou seja, é necessário organizar a rotina de limpeza predial.
Primeiramente, para tornar eficiente o processo é necessário manter uma cronograma de específico de limpezas, com datas e horários pontuais.
Para isso, é fundamental que o administrador conheça todas as necessidades de cada ambiente. Ou seja, os envolvidos no serviço precisam saber quais são as rotina do prédio e os momentos de maior fluxo de pessoas. Garantindo assim, a melhor organização da rotina de limpeza de acordo com as demandas do ambiente.
De modo simples, todos os procedimentos da limpeza e conservação são importantes, pois garantem um ambiente sempre limpo e aconchegante.
Contudo, para organizar a rotina de limpeza precisamos saber quais os tipos comuns de limpeza.
Quais os tipos comuns de limpeza predial?
Podemos destacar três tipos comuns de limpeza: Limpeza de conservação, limpeza de manutenção e limpeza em geral.
- Limpeza de Conservação
Normalmente, a limpeza de conservação é realizada em momentos de maior fluxo de pessoas. Diante disso, tem a finalidade de manter o ambiente limpo por mais tempo.
Logo, é um tipo de limpeza inclui atividades como o recolhimento de lixo, retirada de pó e organização básica.
- Limpeza de Manutenção
É um tipo de limpeza mais simples e leve. Normalmente, é feito nas áreas comuns. É uma limpeza que tem a finalidade de evitar a necessidade de limpezas mais complexas e frequentes, pois é uma limpeza mais preventiva.
De certo modo, a limpeza de manutenção é feita mais vezes ao dia e tem a finalidade de manter as áreas de grande circulação sempre limpas e organizadas.
Logo, neste tipo de limpeza as atividades são: varrição e limpeza de área, banheiros e organização de móveis.
- Limpeza em Geral
Quando o assunto é limpeza geral, podemos perceber que se trata de uma limpeza mais direcionada e abrangente, envolve limpezas continuas e pontuais. Com rotinas diárias ou semanais, pois depende da necessidade do ambiente.
Ou seja, é um tipo de limpeza que atende os espaços de maior circulação e deve ter rotinas especificas para cada um deles.
Neste caso, inclui lavagem de área externa, limpeza de ralos, áreas de esgoto, limpeza e higienização de pias, além de retirada de pó e sujidades em geral.
Por fim, todo todas as rotinas de limpeza necessitam de planejamento e atenção, bem como, uma equipe técnica treinada e capacitada para cada tipo de serviço.
Conheça mais sobre limpeza em nosso site.