Com o intuito em reduzir custos e otimizar a mão de obra de alguns setores, as empresas tem realizado de forma significativa a contratação de empresas terceirizadas.
Ou seja, ao mesmo tempo que o volume de empresas terceirizadas aumentam surgem diversas duvidas sobre a responsabilidade da terceirização de mão de obra.
Neste artigo você vai encontrar dicas que abordam os detalhes da terceirização.
Responsabilidade com salário mensal e benefícios trabalhistas.
O trabalhador das empresas terceirizadas, apesar de ser um funcionário da companhia que foi contratada, exerce sua função de modo dedicado à contratante, seja alocado ou não no prédio desta. Resumidamente, o funcionário tem um vinculo de trabalho com a empresa que lhe deu o emprego. E não com a empresa que contratou a terceirização da mão de obra.
Do mesmo modo, conforme a lei de terceirização, o colaborador terceirizado tem direito aos benefícios que todo os trabalhador tem, de acordo com as lei trabalhistas e acordos coletivos da categoria.
Sendo assim, todos os custos relacionados ao salário como; INSS, FGTS e outros benefícios, são de responsabilidade das empresas terceirizadas, ou seja, aquela que fez a contratação do empregado. Contudo, de modo subjetivo ambas as empresas respondem solidariamente pelos riscos da contratação.
Cuidados com as empresas terceirizadas?
A contratação de empresas terceirizadas exige certos cuidados, o principal é: conhecer o histórico da empresa e sua idoneidade.
Em principio, é de extrema importância a confiabilidade e parceria que ambas empresas irão exercer. Sendo assim, saber o passado da empresa que esta sendo contratada é o ponto principal da etapa de contratação.
Para isso, faça pesquisas na internet, peça certidões negativas de débitos, indicações, redes sociais, e outras formas de pesquisa. Ou seja, todo cuidado é pouco, afinal, você está planejando uma parceria duradoura.
Além disso, paralelamente a empresa que está contratando a terceirizada precisa ter a relação dos custos de contratação, verificando se o setor que vai ser terceirizado realmente vale a pena terceirizar.
Para finalizar, indicamos que a terceirização seja feita apenas para os setores que não são o objetivo principal da empresa, ou seja, se tratando de uma empresa de comercio de mercadorias, por exemplo, vale muito a pena terceirizar o setor de limpeza em geral, limpeza de vidros, limpeza de fachada, entre outros setores.
Veja aqui mais dicas sobre terceirização de mão de obra e nossos serviços.