A Limpeza em Altura nas áreas internas ou externas de prédios, lojas ou até mesmo limpeza de fachadas em alturas precisam ser executados por empresa especializada em limpeza. Pois, é uma atividade que exige cuidados e técnicas especificas de limpeza.
Além disso, é uma atividade regulamentada pela legislação. Ou seja, a limpeza em altura, é toda atividade de limpeza realizada acima de dois metros do piso.
Desse modo, é necessário a observação das normas regulamentadoras para realização da atividade.
Limpeza em alturas: Prevenção e cuidados
Ao contrário de limpezas efetuadas em alturas, as limpezas de vitrines não exigem tantos cuidados ou equipamentos muito especiais de limpeza. Por outro lado, como falado anteriormente, a limpeza acima de dois metros do chão, é considerado limpeza em alturas.
Ou seja, com a intenção de proteger os envolvidos na limpeza em altura, surgiu a NR 35 (Norma Regulamentadora 35), editada pelo Ministério do Trabalho.
No texto da norma, há as diretrizes sobre uma prévia análise de riscos visando a segurança dos prestadores de serviço e dos envolvidos na atividade de Limpeza em Altura.
Conforme a norma, em qualquer tipo de limpeza em altura é obrigatório análise de riscos e equipamentos de proteção individual.
Da mesma forma, a norma disserta sobre a saúde do trabalhador. Pois qualquer condição adversa, como um mal estar ou tontura repentina, pode ser motivo de risco.
Por fim, para boa execução das atividades de limpeza em altura, o colaborador necessita de treinamento especifico para o serviço. Pois, a correta utilização dos equipamentos de segurança é fundamental.
Vale a pena terceirizar a limpeza?
Acima de tudo, todas empresas tem o desejo em reduzir os custos, porém, ao mesmo tempo, precisam seguir todas as normas regulamentadoras, bem como, preservar a saúde e a segurança dos seus colaboradores. Logo, a terceirização causa diversas duvidas.
Seja como for, as vantagens na terceirização dessa atividade, são superiores as desvantagens.
Resumidamente, além da redução de custos, a terceirização promove simplificação na gestão, pois, reduz a equipe interna do quadro de funcionários da empresa. Assim como, evita diversos custos relacionados a folha de pagamento e até mesmo possíveis ações trabalhistas. Pois, a maioria dos custos de contratação ficam a cargo da empresa prestadora de serviços.
Nossa Empresa
Nos da ArtBrilho, sabemos do nosso papel com relação a segurança e saúde dos nossos colaboradores. Ao passo que, desenvolvemos uma célula especial para este tipo de atividade. Desenvolvida com um equipe capacitada e bem treinada, com uso de todos os equipamentos de segurança.
Saiba mais sobre limpeza de vidros em alturas, limpeza de fachadas, limpeza de lojas em shoppings, limpeza de vitrine e muito mais em nosso blog.