Na limpeza em altura todo cuidado é necessário

O medo de altura é muito comum entre as pessoas, entretanto, é uma condição normal para o profissional de Limpeza em Altura.

Em princípio, limpadores de vidro, auxiliares de limpeza, profissionais de limpeza de fachadas em alturas, são acostumados com atividades em altura, e a rotina sobre andaimes, plataformas ou até mesmo pendurados por cordas e cadeiras faz parte de seu cotidiano.

Logo, pode parecer um trabalho perigoso. Contudo, estes profissionais são muito cautelosos e bem treinados para proteger suas vidas e das demais pessoas envolvidas no serviço.

Legislação e Segurança

A saber, o serviço de limpeza em altura, desde limpeza de vidros ou limpeza de fachada em geral; É considerado em altura quando o profissional precisa ser suspenso a uma altura maior que dois metros acima do piso.

Dessa forma, para regulamentar a atividade, o Ministério do Trabalho editou a Norma regulamentadora NR 35, que estabelece diretrizes de segurança e saúde mínimos. Assim como, medidas preventivas de proteção para o serviço de limpeza de vidros em altura ou limpeza de fachadas. Porém, a norma regulamenta qualquer atividade em altura.

Requisitos básicos da Limpeza em Altura

A princípio, alguns requisitos básicos são necessário para o bom desempenho da atividade, como:

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), com laudo médico específico à execução da atividade;
  • Obrigatoriedade da Análise de Risco e emissão de Permissão de Trabalho em Altura (PTA);
  • Treinamento adequado a função (carga horária de oito horas) a cada dois anos ou em condições onde há afastamento do colaborador superior a 90 dias;
  • Utilização obrigatória e correta dos EPIs e EPCs (equipamentos de proteção individual e coletiva);
  • Supervisão permanente e obrigatória durante a execução do trabalho em altura.

Equipamentos de limpeza em altura

No caso de serviços em alturas, os equipamentos são diferenciados dependendo do tipo de serviço ora realizado.

Contudo, os equipamentos devem ser equiparados e corretos a atividades. Não podendo haver substituições por equipamentos similares; Ou inadequados.

Deste modo, a empresa deve ter a avaliação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que vai atestar o equipamento adequado para cada tipo de função.

No entanto, os equipamentos mais utilizados são:

  • Trava-Quedas;
  • Mosquetão;
  • Talabarte duplo ou Y em atividades em andaimes;
  • Talabarte simples;
  • Cinto tipo paraquedista;
  • Capacete com jugular; e
  • Óculos de segurança.

Por fim, Nos da ArtBrilho, sabemos do nosso papel com relação a segurança e saúde dos nossos colaboradores. Ao passo que, desenvolvemos uma célula especial para este tipo de atividade. Saiba mais sobre limpeza de vidros em alturas, limpeza de fachadas, limpeza de lojas em shoppings, limpeza de vitrine e muito mais em nosso site.

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